Pois é...


Lamentável! Inadmissível! Sem comentários...



A postagem do professor de informática Dhiego Fernandes nas redes sociais chamando o município de Pau dos Ferros de “cabaré” gerou um protesto dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) nesta quinta-feira (30). De acordo com a direção do IFRN de Pau dos Ferros, onde o professor trabalha, os estudantes cobram uma punição a Dhiego Fernandes.

Nesta quarta-feira (29), o professor postou uma foto da cidade e escreveu "Infelizmente sou obrigado a vim nesse cabare chamado pau dos ferros. Deixo para os nativos da regiao ficarem tomando banho de lama e levar sol quente na cabeca..."(sic). Alguns internautas questionaram a postura do professor também nas redes sociais e ele rebateu com outra postagem.


Foda-se aqui eu posto o q eu quero. Aqui tem mil e motivos para achar essa cidade uma merda. Ja estou de passagem e vou embora dessa cidade no maximo em abril. Vcs merecem viver em uma cidade podre e tomar banho de lama por votarem nesse pessoal do democratas. Eee ooooo vida de gadooooo" (sic).


Após a grande repercussão das postagens nas redes sociais, o professor publicou um pedido de desculpas na internet onde disse que aquela era sua opinião pessoal sobre a cidade e que não teve a intenção de ofender a população de Pau dos Ferros.

O assunto foi parar na seara administrativa do IFRN e nesta quinta a instituição soltou nota afirmando que “as opiniões atribuídas ao referido docente não exprimem de maneira alguma o posicionamento da instituição a respeito do município e da população de Pau dos Ferros”. A nota diz ainda que "as manifestações veiculadas nas redes sociais manifestam opinião de ordem pessoal, em espaço pessoal, não institucional, criado de forma privada, sobre o qual este IFRN não pode exercer qualquer tipo de censura ou ingerência".



A direção do IFRN se comprometeu a apurar o fato e tomar as providências cabíveis. Ao G1, a direção informou que vai nomear uma comissão interna para apurar os fatos.

Do G1

Via: Uzl Em Fotos – Léo Silva – O Retrato da Notícia

 “Tou chocada até agora”, diz mãe após deixar filha no local onde está funcionando o Paulo Abílio.



Salas improvisadas, sem ventilação, com pouco espaço, lotadas de crianças e praticamente sem possibilidade da professora se locomover pra dá aula. É essa a situação que centenas de alunos e professores da Escola Estadual Paulo Abílio estão vivenciando na Casa de Cultura. A escola está funcionando provisoriamente no prédio enquanto aguarda do Governo do Estado, a reforma da sede original da escola ou a locação de um imóvel no município que possa receber toda estrutura escolar em só lugar. Além da Casa de Cultura, há turmas também na Escola Professora Anália Costa.

Cleide Bezerra, mãe de uma aluna da escola disse ter ficado chocada quando viu a sala em que a filha está estudando. As aulas retomaram ontem, mesmo sem a previsão concreta da mudança para uma localidade mais adequada.

“Hoje mais do que nunca doente de ver a situação da sala de aula onde deixei minha filha de 6 anos. Não tem condições de umas crianças passar 4 horas e 30 minutos num canto daquele. Sem poder se mexer. A professora sem poder andar dentro da sala de aula. Tou chocada até agora”, relatou ao Blog Umarizal em Fotos – O Retrato da Notícia.


A professora Luzia de Fátima confirma a situação. De dentro da pequena sala onde tenta lecionar para uma turma de mais de 20 alunos, a educadora disse que a situação é complicada.

“Tá difícil até de o professor acompanhar a criança. Pra um aluno sair do canto, se levantar da cadeira, o lado tem q se levantar pra você ver o quanto tá sufocado. Não da pra gente caminhar, num da pra gente fazer quase nada por essas crianças”, conta a professora.

Luzia ainda destaca que a salinha improvisada não conta nem com um ventilador e ainda é escura. “Os alunos reclamam muito principalmente quando voltam do recreio do calor. É um sufoco pra gente. Ensina mesmo que tem boa vocação”, desabafou.


Na Escola Anália Costa, outro pronto provisório que está sendo usado para as aulas, a situação é pouco melhor já que a estrutura do local é melhor, porém a quantidade de alunos deixa as salas que estão sendo usadas lotadas. Os alunos reclamam principalmente do calor.

A diretora da escola, Maria de Fátima, aguarda uma resposta do Governo do Estado com relação ao aluguel de um imóvel onde os alunos possam se concentrar. A Secretaria e Educação avalia duas propostas: A residência de Guaraci Onofre no Centro e uma outra casa no bairro Santa Luzia.

“Começamos o ano letivo no prazo determinado pela Secretaria de Educação, apesar das dificuldades, dos problemas das salas de aulas superlotadas, mas a gente ver a situação cada vez mais difícil. Estamos esperando uma solução imediata pra esse ano, porque desde ano passado a gente luta e não consegue. Se a gente tá mostrando essa situação é porque estamos necessitando que aconteça algo com urgência pra nos ajudar”, disse a diretora.


Fátima faz um apelo a Secretaria de Educação para que a situação seja resolvida com urgência.  “A gente está aguardando que a coisa mude de figura porque não vai da pra funcionar por muito tempo assim. Tá muito difícil. A gente pede que a própria Secretaria de Educação resolva essa situação porque não ta sendo fácil ta muito difícil”.

Por Léo Silva - Editor - Uzl em Fotos - O Retrato da Notícia - Contato: uzlemfotos@hotmail.com

Nota

Nós que fazemos a Cia. Arte e Riso sabemos das dificuldades que os professores desse país e principalmente deste estado enfrentam com salários que não condizem com as responsabilidades e valores que esses profissionais merecem, quando não atraza, é claro. A falta de estrutura física já sabemos que existe, agora chegar a esse ponto!!! É uma vergonha para nossos deputados, senadores e principalmente para a Senhora Governadora. Pois prioridade para um país sempre deve ser saúde e educação. 

Para construir a Arena das Dunas em Natal o governo estadual conseguiu e tempo recorde milhões de reais, demolir e construir um novo estádio. Mas para reformar uma escola em Umarizal não tem de onde tirar alguns mil reais... NÃO SOMOS CONTRA A COPA, NO ENTANTO O QUE É PRIORIDADE? 

É O RETRATO DO NOSSO ESTADO... ISSO É MATÉRIA PARA A MÍDIA NACIONAL....

Parabéns Léo Silva...




A Cia. Arte e Riso fez apresentação na abertura do ano letivo 2014 da Escola Estadual Zenon de Souza. Com a presença de todos os professores, funcionários e alunos os palhaços Ruivão e Gravatinha realizaram esquetes referentes ao ensino aprendizagem focando ainda os direitos e deveres de todo alunato e corpo docente.

É um novo projeto que se inicia na Escola Zenon de Souza idealizado pela nova gestão dos professores eleitos, o Diretor Francisco Geraldo e a sua vice Fátima Lima com o apoio de todos os professores e funcionários.

Mais:






Artistas de Janduís em reunião para definir A Paixão de Cristo 2014 - Foto: Cia. Ciranduís
Artistas janduienses de diversos seguimentos e alguns estudantes se reuniram neste sábado, 25, às 09h, na Praça Santa Teresinha, em Janduís/RN e oficializaram a realização do espetáculo A Paixão de Cristo 2014.

Marcado pra acontecer dia 18 de abril, na calçada da igreja, o espetáculo conta com o apoio da comunidade, seguimentos sociais e religiosos. O diretor geral do espetáculo, Daniel Vieira, se mostra otimista e encorajado, assim como todo elenco já inscrito.

Uma equipe foi escolhida pra cuidar da logística e no início de fevereiro acontecerá a entrega de textos.


Informações Via blog da Cia. Ciranduís

A Casa de Cultura Palácio do gavião recebe entre os dias 27 de Janeiro à 07 de Fevereiro, a Exposição Literária Itinerante "Agente de Leitura" - A leitura é sua, o ato público é nosso. A amostra literária é baseada na apresentação do acervo bibliográfico do Programa Agentes de Leitura do Rio Grande do Norte, no município de Umarizal.

A exposição na Casa de Cultura busca atrair interessados em se inscrever no processo de seleção para atuação como bolsistas do Programa Agentes de Leitura em Umarizal.

O acervo estará disponível para conhecimento do público e empréstimo aos candidatos interessados na minuta de edital do Processo Seletivo Simplificado Para Formação De Cadastro Reserva do Programa ‘Agentes de Leitura do RN’.


Para mais detalhes sobre o processo seletivo confira a minuta do Edital na íntegra no link abaixo:

http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/secretaria_extraordinaria_de_cultura/DOC/DOC000000000017451.PDF

Por Léo Silva - Editor Uzl em Fotos - O Retrato da Notícia.
Informações da Agente Articuladora do Programa em Umarizal, Djânia Xavier.


A Cia. Ciranduís da cidade de Janduís abriu novas vagas para formação de membros  com intenção de integrar novos jovens aos quadros da entidade.

Os garotos Denilson, Adriano, Eltinho, Lindemberg Juniore e Lucas Gabriel são os novos brincantes que estarão passando por experiência junto aos demais membros.

Os meninos escolhidos tiveram destaque ano passado quando o integrante Ryedson Oliveira, deu voz ao Grupo Filhos do Sertão, por meio de um programa municipal. Sem apoio, o grupo de criança não continuou e nós que ganhamos tão importantes talentos.


Informações Via blog da Cia. Ciranduís

O Movimento Escambo, através do Projeto Abelhar, articula o II Encontro de Formação “Diálogo com Paulo Freire e Bertolt Brecht” no período de 14 a 16 de fevereiro de 2014, em Felipe Guerra/RN.

O Escambo em Formação, que contará com a presença da Jôsy Dantas e espera a confirmação do Ray Lima e Vera Dantas. Será nos dias 14 (Chegada), Sábado e domingo (encerramento após o almoço) - na noite da sexta feira teremos espetáculos de abertura no Centro da Cidade e logo depois, conversa sobre o primeiro Escambo em Formação, ritual e vivências cenopoéticas.

No Sábado pela manhã e a tarde Círculo de Cultura no casarão do Sítio do Brejo.

Noite Espetáculos no teatro de arena do centro. Após os espetáculos roda de conversa sobre o Escambo da Folia em Umarizal, o Escambo Raízes em Janduís e o Escambo da Copa em Caicó. Conversa regada por um aperitivo adquirido através da saudável cota.

Domingo - Embaixo das Mangueiras o círculo continua vivo, conversando, tocando, mexendo, propondo, fazendo, decidindo, articulando, produzindo, fazendo... E mais, mais e mais.

MAIS INFORMAÇÕES:

HOSPEDAGEM
Se tiver e quiser curtir uma boa Barraca, é o lugar ideal.
Se quiser dormir dentro da casa em quartos coletivos, corredores e salas, leve rede, ou colchonete com toalha e roupa de cama.

PRA NÃO ESQUECER MESMO
Manda pra o Projeto Abelhar o nome de quem vai;
Nome dos espetáculos
Hora de chegada
Se vai com barraca ou se aloja na casa e outras informações que julgarem necessárias.


POR: Júnio Santos

Absurdo!!!



A pretensão do grupo é inserir mais quatro pessoas ao quadro de dançarinos e totalizar um numero de 20 integrantes para o novo show 2014 que já começa a ser pensado. Em 2013 o Dançart estreou o Show "Nordeste me Veste" com um grande impacto na cidade e região, o grupo já está vendo possibilidades de levar o espetáculo para outras cidades.

As inscrições do teste para novos dançarinos estarão abertas até o dia 08 de fevereiro, e o candidato deve seguir algumas exigências contidas num mini edital, relacionadas a faixa etária e demais pré-requisitos estabelecidos para a seleção.

Os interessados (homens e mulheres) deverão imprimir a ficha de inscrição, preenche-la e entregar junto com a documentação exigida no edital na loja Glades Bijú (que fica localizada por trás do Banco do Brasil de Caraúbas).

O modelo de seleção está descrito no referido edital (disponível nessa postagem), bem como, todas as datas do processo de seleção.

CRONOGRAMA:
- Até 08/02/2014: Inscrições para o teste do Dançart
- Dia 08/02/2014: Primeiro dia de teste
- Dia 15/02/2014: Segundo dia de teste
- Dia 22/02/2014: Último dia de teste (resultado)

Os testes serão realizados a partir das 9 da manhã, no primeiro andar da academia AEROBIC DANCE na cidade de Caraúbas RN.

As inscrições são gratuitas. Participem!


Da página no facebook - Mãos que transformam










Via página do GreenPeace no facebook


As florestas são responsáveis por conservar a biodiversidade, a estabilidade climática e os valores culturais. Assine a petição pelo #DesmatamentoZero:http://bit.ly/18I9y7c — com Maria Aparecida Pontes Campanha e Paula Castanho.


A FM Fraternidade 104,9 completa agora em janeiro, 6 anos de audiência levando música e informação para população de Umarizal. Exemplo de organização e com uma programação voltada principalmente para o município, a emissora se destaca também na prestação de serviços.



Terá início hoje, 23, a programação festiva alusiva ao aniversário da FM Fraternidade 104,9. A emissora comunitária de Umarizal completa 6 anos no município. Para celebrar a data, nessa quinta-feira, será realizado um Culto em Ação de Graças na Igreja de Cristo do Bairro IPE.


“Nós que fazemos a FM Fraternidade com imensa alegria e nesse clima de festa motivados pelos 6 anos de fundação do maior meio de comunicação de nossa querida cidade temos o maior prazer e convidar você e todos os seus familiares a participarem de nossa programação festiva”, destaca o diretor Agmar Dutra.



No sábado, 25, a programação processe com a celebração da missa de Ação de Graças às 19h na Capela de São José e a realização da 5ª Grande Cavalgada de aniversário do programa Forró e Vaquejada, saindo de Olho Dágua do Borges às 16hs com previsão de chegada em Umarizal por volta das 22h. “Encerrando com muita musica e animação”, destaca Agmar.



O evento se encerra na Quadra Municipal de Esportes. O local será o ponto de recepção dos vaqueiros e onde as atrações irão fazer suas apresentações. DJ Waguinho e Fabiano Show vão fazer a animação.

PROGRAMAÇÃO DOS 6 ANOS DA FM FARTERNIDADE

Culto de ação de graças

Dia 23 de janeiro de 2014 Quinta – feira
Igreja de Cristo do IPE
As 19:00

Missa em ação de Graças

Dia 25 de janeiro de 2014 – Sábado
Capela de São José
As 19:00

5ª Cavalgada

Dia 25 de janeiro de 2014
Saindo de Olho D água dos Borges com previsão de chegada em Umarizal as 10 da noite na Quadra Municipal de Esportes

Encerrando com muita musica e animação.

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM  DE TODA PROGRAMAÇÃO DOS 6 ANOS DE NOSSA RÁDIO. FM FRATERNIDADE 104,9 A PAIXÃO DE UMARIZAL

SEMPRE COM VOCÊ


Fotos e Textos por Léo Silva - Uzl em Fotos - O Retrato da Notícia - Contato: uzlemfotos@hotmail.com

Nota do Blog:

Nós que fazemos a Cia. Arte e Riso parabenizamos a FM Fraternidade pelos seus 6 anos de sucesso com muita informação, entretenimento, cultura e prestação de serviços a comunidade de Umarizal. Um trabalho realizado com muito empenho e competência por todos que fazem essa emissora de grande importância para nossa região, além de ser nossa parceira na luta diária em defesa da cultura popular.

A Cia. Arte e Riso espera continuar mantendo esta parceira que tanto tem dado certo.




A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou, nesta terça (21/01), o resultado parcial do Prêmio Funarte Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro) 2013. Foram selecionados 70 projetos, referentes aos Módulos A, B e C.

Os participantes têm dois dias úteis para interposição de recursos, após a publicação, conforme estabelece o item 7.2.8 do edital. Os pedidos de recursos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico circo.funarte@gmail.com, até a próxima quinta-feira, dia 23 de janeiro.

O Prêmio Funarte Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro) 2013 irá contemplar 70 projetos nas seguintes modalidades: montagem ou circulação de espetáculos de rua; performances cênicas ou intervenções na rua; registro e memória de grupos e suas atividades. O investimento total é de R$ 3 milhões e as premiações variam entre R$ 32,7 mil e R$ 60 mil.

Mais informações acesse o site da funarte no link: http://www.funarte.gov.br/funarte/premio-funarte-artes-na-rua-circo-danca-e-teatro-2013-resultado-parcial/. E confira a planilha com o resultado parcial.


NOTA


No estado do Rio Grande do Norte apenas um projeto foi contemplado, na área do teatro com “Máquina para Ícaro” da Associação e Companhia Cênica Ventura. Mas, o que nos anima é que alguns companheiros do Movimento Escambo conseguiram arrancar com muita luta algum recurso para desenvolverem seus projetos nesse novo ano. Parabéns a todos os que conseguiram passar nessa peneira fina dos Editais como Dona Zefinha - CE, Teatro de Caretas - CE, Assentamento Todos os Santos em Canidé - CE, Deu Zebra no Teatro de Auto Santo – CE, Circo Capixaba - ES, o Pastoril do Mestre Dengoso em PE, entre outros.

O Brincante Popular, Diretor, Ator, Autor, Músico, Facilitador Cênico Junio Santos pretende montar em 2014 mais uma vez um dos clássicos do Teatro de Rua, o espetáculo  “O Mala da Arte”. Junio Santos está querendo introduzir trechos do texto como mais uma atração do seu novo espetáculo “Trecos com Trecos” e aos poucos ir refazendo a montagem até que se complete toda a trama desse herói da cultura popular chamado Pedro Malasartes. 



“Tenho saudade de fazer a cena da morte, aquela que não tem texto, que cada apresentação se apresenta de forma distinta. Vou buscar fôlego e usar da tecnologia pra poder voltar a sentir o prazer de atuar. Chega de ficar por trás, tocando, provocando montagem. Vamos à cena, 2014 se anuncia.” Declarou Junio Santos.


“Dois momentos distintos do Mala da Arte quando montado pelo CERVANTES do Brasil e a Cia. Arte Viva de Santa Cruz-RN. A temporada no BNB, nossa última parceria e nossa intervenção em Natal na Universidade.”
I Parte




Por Kaliane Lima, mais uma poetisa, cordelista, enfim, mais uma artista umarizalense.


Hoje vou parabenizar
A nossa Fm fraternidade
Sua historia vou contar
Por orgulho e amizade

 Veio chegando de mansinho
 Querendo revolucionar  
 Foi ganhando o carinho
 Das pessoas sem imaginar  

 É a paixão dessa cidade
 Que em 2008 foi fundada
 Já são 6 anos de fraternidade
 E de programação bem conceituada

 Caiu no gosto da galera
 Que demostra reconhecimento
 Na audiência já lidera
 É sucesso a todo momento
 
Seus diretores eficientes
Sempre com força de vontade
Pra trabalhar dignamente  
E mostrar sua capacidade

Tem sua parte técnica  
Formada por 6 sonoplastas
Que tem a responsabilidade ética
De mandar o som na caixa  

Sua grade de programação
 É do jeito que vou contar  
Atende aos pedidos com emoção
Tocando o que o ouvinte mandar
 
As 5 da matina tudo começa
Aos comandos de Jatão   
Cabra gasguito e cheio de pressa
 Esse é o locutor pesadão

Tem o Bom dia Umarizal
Pra quem de boa musica gosta
Seu programa matinal
Animado por  Patricia Costa
  
 O esporte é divertido
 Mas também tem seriedade
 Abrange todo o ramo esportivo
 Para os atletas da cidade

 Temos Leo Silva de plantão
 Que trabalha sem preguiça
 Nos trazendo informação  
Com o Umarizal Noticias

 Já nas tardes da semana
 Contamos com o Evidencia
Agmar Dutra quem comanda
 Eita locutor de eficiência

 Para levar sempre fé e luz
 Tem programa religioso
  Exalta o nome de jesus
 Que é bom e piedoso

 Tem Chico Paulo amiguinho
 Para relembrar velhos momentos
  Que recorda com carinho
 Com o Maquina do Tempo

  São dias bastante interativos
 Sessão Romântica finaliza a programação
 Uma hora de muito romantismo
 Para tocar seu coração

 É muito grande a demanda
 Na programação da fraternidade
  Mas ai chega o fim de semana
 Para o trabalho dar continuidade
 
Considerando o homem agricultor
  A voz do Campo é o programa
  Que informa a todos com amor
  Trabalhadores rurais é quem comanda

  O Super Manhã vem pra alegrar
  Com muita musica e informação
 Tem Bosco e Leo para agitar
  É assim que começa o sabadão
 
 Baú Musical nos faz lembrar
  Os romantismos das novelas
  Aurismar que adora recordar
  É o locutor que o lidera
  
 Para os amantes do brega
  O lula chegar pra animar
  Um programa bom a beça
 Me refiro ao De Bar em Bar

  Este aqui é bem conceituado
 De excelente companhia
  Estou falando do Conectados
 Que é feito cheio de alegria

 E pra tirar você do tedio
 Para rir e descontrair
Tem também o Fala Sério
 Onde é permitido se divertir

 O Em Sintonia com o Ouvinte
 É nas manhãs do seu domingo
 Sempre acontece o seguinte
 Acorda alegre quem está dormindo

 Nas tardes do domingão
 É pra todos dançar forró
  O Forrozando é animação
  Esse programa é bom que só

  E para aqui finalizar
  A saga de programação
 O MPB Show é pra relaxar
  É musica boa de montão

  Obrigada FM FRATERNIDADE
  Por sua prestação de serviço
  Leva sempre o nome da cidade
  E apoia todos os eventos se preciso
  
Com um trabalho sem igual
  Feito para todos perceber
  Que a paixão de Umarizal
  Vai estar sempre com você
  
 Muitos anos pela frente
 Vida longa eu desejo
  A paixão da nossa gente
 Deixo meu abraço e um beijo
 


Kaliane Lima


A Comissão Interministerial de Avaliação do Programa Mais Cultura nas Escolas já selecionou 1.001 projetos de Plano de Atividades Culturais que serão desenvolvidos nas escolas públicas do ensino fundamental e médio em todo o país.


Na primeira etapa de divulgação dos selecionados no dia 10 de janeiro, várias escolas do Rio Grande do Norte apareceram dentre os contemplados com o referido programa, inclusive a Escola Municipal DE 1º GRAU EDINOR AVELINO na cidade de Macau, através do contato com o diretor Gilson, onde atua como professor de Artes Emanuel Coringa integrante da Cia. Arte e Riso. 

Emanuel Corinnga - Projeto Teatro na Escola - Escola Estadual Professora Maria de Lourdes
Macau/RN - 2013
A iniciativa de inscrever a escola no Programa Mais Cultura nas Escolas partiu de Emanuel Coringa em conjunto com a também professora de Artes Tatiane Tenório da cidade de Natal e teve ajuda dos parceiros da Cia. Arte e Riso Dapaz Coringa, Adson Medeiros e a integrante Ariel Quizi. Emanuel Coringa que já desenvolveu várias atividades culturais na escola, irá executar o projeto no ano letivo de 2014, com oficinas, montagem de espetáculos e apresentações teatrais em parceria com o Ponto de Cultura “Umari Cultural” e a Própria Cia. Arte e Riso.

Cronograma de Divulgação dos Projetos Selecionados:
10 de Fevereiro/2014
10 de Março/2014

Acesse e veja a relação completa dos projetos selecionados:



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...