Reflexão do Dia

Por Ana Lúcia de Mattos Santa Isabel

Sempre me perguntam por que conto histórias para adultos.

Vamos ver se consigo explicar.

Por que apenas as crianças precisam de palavras cuja essência fale ao coração? Quantos adultos sentem-se tal qual “O patinho feio”, “O soldadinho de chumbo”, “A pequena sereia”?

Há uma omissão imperdoável nessa crença de que apenas as crianças gostam e devem ouvir histórias. Os adultos recebem com igual prazer, encantamento e curiosidade as histórias adequadas à sua visão de mundo e à sua experiência de vida. Nesse sentido, contar histórias é também um ato de congraçamento, que irmana o público, conquistado pelo desempenho do contador e pela força do texto escolhido. A história gera o que Aristóteles define como catarse.

Os mitos e os contos de fadas ajudam o ser humano de qualquer idade na difícil tarefa de encontrar um sentido para a vida. Nada é tão enriquecedor e satisfatório como o efeito de uma história sobre nossas emoções; através deles pode-se aprender muito sobre os problemas interiores dos seres humanos, nosso conflitos e sistema de crenças.

Joseph Campbell acredita que a mitologia desempenha várias funções, sendo que uma delas é, ao mesmo tempo, psicológica e pedagógica. Para ele, o mito precisa ser o companheiro do ser humano em todas as fases da vida. Eu aplaudo entusiasticamente escudada nos muitos anos de exercício de meu ofício.

Uma certa racionalidade nos tornou envergonhados deste natural apetite pelo simbólico, atirando as histórias para o domínio da infantilidade. Mas, precisa ser de fato assim? Creio que não.

Então, partamos em busca de aventuras!

Que o dia de hoje traga belíssimas narrativas a nossas vidas.


"Arthur sempre tivera a habilidade de atrair pessoas em torno de si. Era dono de grande energia e um entusiasmo descontraído, e a capacidade de fazer o mais comum dos homens acreditar que era um igual. Nascera para ser líder."

(Quinn Taylor Evans in O Legado de Merlim)

Postado por Jardeun Amorim

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...